Blog

20 Livros Infantis que Toda Criança Deveria Ler

20 Livros Infantis que Toda Criança Deveria Ler

Os livros indicados foram retirados da página Educar para Crescer da Editora Abril.

É muito importante incentivar a leitura desde a infância para que a criança desenvolva melhor a imaginação, cresça de forma saudável e para que se torne um grande leitor no futuro.

Esperamos que gostem!

0-3 anos

Nessa idade as crianças não se interessam muito por livros não é mesmo?! Ainda não sabem ler nem escrever, mas mesmo assim é importante ensiná-lo o que é um livro. Os livros para essa faixa etária precisam conter muitas ilustrações chamativas para despertar o interesse das crianças. Os textos são geralmente curtos ou inexistentes e você precisa ler para eles as palavras e pode também ensiná-los o que está ilustrado em cada imagem, por exemplo: Isso é um pássaro, isso é um leão…etc.Livro de histórias


  •  Livro de Histórias

Autor: Georgie Adams

Editora: Companhia das Letras

Esse livro conta com vários contos já conhecidos pelas crianças, tais como “Chapeuzinho Vermelho”, “Os três Porquinhos”, Cachinhos Dourados”  e aborda uma versão diferente desses contos que estamos habituados e estimula a criança a ter um ponto de vista diferente do conto, ajudando no desenvolvimento do senso crítico.

Classificação Indicativa: 2 anos


  • O Ursinho ApavoradoA1MqtExzXAL._SL1500_

Autor: Keith Faulkner

Editora: Companhia das Letrinhas

Um ursinho, que acorda assustado no meio da noite, é o protagonista desta historinha linda. As dobraduras que saltam das páginas deste livro colorido e engraçado também fazem com que o enredo se torne especialmente emocionante.

Classificação Indicativa: 3 anos


  •  Coleção da Ninoca

Autor: Lucy Cousin

Editora: Ática

Crianças pequenas adoram essa coleção. Basta manipular as abas nos sentidos indicados para ajudar Ninoca a trocar de roupa, a escrever, dançar…Os livros desta série também ensinam as cores e os números de um jeito muito divertido.

Classificação Indicativa: 3 anos


4-6 anos

A criança normalmente começa a ler a partir dos 5 anos. Alguns são mais tardios, sendo alfabetizados a partir dos 7 anos. O importante nessa fase é possuir livros com repetição de frases que ajudam a criança a memorizar as palavras mais facilmente. Os enredos devem ser curtos e podemos abordar vários temas, tais como humor, aventura e mistério.


  • Por Favor, Obrigado, Desculpe1017948-250x250

Autor: Becky Bloom e Pascal Biet

Editora: Brinque Book

O livro mostra que aprender boas maneiras, que vão desde o respeito com os colegas até como se comportar em um jantar, pode ser divertido.

Classificação: 4 anos


  • Ou Isto ou Aquilocapa

Autora: Cecília Meireles

Editora: Nova Fronteira

Um dos mais belos clássicos da poesia brasileira, ‘Ou isto ou aquilo’ aborda os sonhos e as fantasias do mundo infantil – a casa da avó, os jogos e os brinquedos, os animais e as flores, tudo ganha vida nos poemas de Cecília Meireles.


  •  A Casa Sonolentadownload

Autor: Wood

Editora: Ática

Numa casa sonolenta com uma cama aconchegante, todos estão sempre dormindo. As repetições no texto dão o tom sonolento, que é interrompido por uma pulguinha acordada.


9788534939836-2

  • Os Contos de Grimm

Autor: Tatiana Belinky

Editora: Paulus

Os contos de fadas dos irmãos Grimm têm mais de dois séculos e são clássicos da literatura infantil. Neste livro, são recontados pela grande escritora Tatiana Belinky. É importante que as crianças tenham contato com várias versões dos contos de fadas, mas sempre depois de conhecerem a história original.

Voltar